3 Previsões de especialistas em Tecnologia sobre a vida em 2045

fururo_robotica_automacao_residencial_protovie

Com a robótica ganhando espaço nas indústrias, aparelhos eletrônicos cada vez mais conectados e a internet possibilitando comunicações rápidas, já é possível dizer que aquele futuro dos filmes de ficção já virou presente. Então o que esperar para os próximos anos?

Especialistas da Kaspersky Lab (empresa de segurança digital) listaram vários cenários de como será nossa vida em 2045. Dentre estes, enfocaremos aqui em 3 principais previsões do futuro segundo a empresa de tecnologia.

1. Robôs por todo lado

Se hoje já vemos robôs domésticos que aspiram sujeira do chão autonomamente e pequenos androides que interagem com as pessoas, em 2045 eles serão parte integral do nosso cotidiano. A robótica substituirá quase que toda a mão-de-obra pesada e será tão comum quanto os smartphones são atualmente, chegando a existir bilhões de robôs no planeta.

Também existirão empresas especializadas em programar robôs assim como hoje temos as que programam aplicativos para dispositivos móveis. Podemos notar nisso que quem não se preparar para dominar a máquina, acabará perdendo vagas para ela.

2. Automação Residencial ainda mais inteligente

Automacao_residencial_protovie

Fonte:Freepik

Já imaginou voltar para o lar em um dia quente e estressante e sua casa já ter preparado o ambiente com uma temperatura agradável, ligando uma música relaxante e já deixando pronto seu café, tudo isso sem que você sequer precise mover um dedo? Bom, isso já é possível fazer, porém as pessoas estão começando agora a compreender os benefícios da automação residencial.

Segundo os especialistas, será muito comum a utilização de casas inteligentes. Softwares devidamente programados em microcontroladores farão o controle do abastecimento de água e energia, bem como demais confortos e facilidades.

Para isso os projetistas de automação residencial serão tão requisitados quanto engenheiros são para obras e programadores são para desenvolvimento de softwares na atualidade. Podemos observar que as casas que não se enquadrarem nos padrões tecnológicos, provavelmente vão ser desvalorizadas no mercado imobiliário.

3. Adeus computadores

Isso mesmo! Para os tecnologistas da Kaspersky Lab, não teremos mais computadores pessoais como os conhecemos. Existirão aparelhos ainda mais inteligentes que substituirão nossos PCs e até mesmo algumas profissões. Como exemplo, os especialistas citam que a análise financeira de uma empresa não será mais feita por um contador, mas sim por um servidor utilizando documentos eletrônicos.

Por isso é importante ressaltar que quem dominar a tecnologia estará abrindo seu espaço no mercado. Pensando neste futuro (que já podemos presenciar parte dele hoje), a Protovie lançou o curso de Robótica e Automação Residencial, ensinando desde os princípios de programação e eletrônica, até desenvolvimento de robôs autônomos e sistemas residenciais controlados por comando de voz. Assim, é possível dar um passo a frente das máquinas e se tornar um projetista do futuro.

projetista_futuro_protovie

Fonte: Freepik