Batalha de Robôs Gigantes: EUA x Japão

batalha_robos_gigantes

megabot_markII_batalha_robos_gigantes

Mark II. Fonte: Reprodução/Youtube

Batalhas de robôs gigantes eram um sonho de ficção científica da indústria hollywoodiana e animações. Sim, ERAM! Pelo menos é o que dizem os estadunidenses e japoneses.

Em 2015 a empresa americana Megabots desafiou a japonesa Suidobashi para uma batalha de robôs gigantes. Enquanto os habitantes da terra do sol nascente e mangás se divertiam com o robô gigante Kuratas de cerca de 4 toneladas, os americanos Gui Cavalcanti e Matt Oehrlein (fundadores da Megabots) alfinetavam os japoneses fazendo um convite para uma luta de gente grande com sua máquina robótica Mark II, de mais de 5 mil quilos.

kuratas_batalha_robos_gigantes

Kuratas, o robô gigante japonês. Fonte: Flickr

Apesar de ter se passado mais de um ano e nenhuma data oficial para o duelo de titãs mecatrônicos, a disputa promete ser emocionante. Recentemente a Megabots anunciou novos upgrades em seu robô gigante, o qual já contava com esteiras de tanque de guerra e dois canhões de paintball que lança bolas de 1kg a 200km/h, suficientes para destruir um carro. Pois é, quase uma máquina de guerra ao melhor estilo “americano apaixonado por armamento pesado”, como os próprios criadores do vídeo de desafio enfatizam: “[…]E porque nós somos americanos, adicionamos armas MUITO… MUITO… GRANDES!”. O robô precisa de duas pessoas para controlá-lo, enquanto uma dirige, outra comanda as armas. Já no outro lado do mundo, o Kuratas conta com lançadores de garrafas d’água e metralhadoras de airsoft acionadas pelo sorriso do seu piloto, o que soa um tanto quanto irônico.

Para o engenheiro e diretor-executivo da Suidobashi, Kogoro Kurata, o Japão não pode permitir que outro país vença a batalha, afinal eles são “a terra dos robôs gigantes”. De fato, a ideia de robôs enormes comandados por pessoas explodiu nas décadas de 80/90 com os Super Sentais como o Esquadrão Relâmpago Changeman e Jaspion, que abriram as portas para a entrada dos americanos Power Rangers e seus Megazords, além de, é claro, os clássicos animes como Transformers, que acabaram indo para o cinema de Hollywood.

robo_gigante_transformerVendo como a robótica vem crescendo, novos campos começarão a se abrir. Duelos entre robôs gigantes serão apenas o começo. Quem se interessa por estudar robótica certamente terá um universo imenso para explorar hoje e nos próximos anos. É bem provável que esta luta será apenas o início de uma nova área do entretenimento que ganhará muito espaço em pouco tempo.

E então… Quem será o vencedor dessa batalha de robôs colossais? #teamUSA ou #teamJapan? Faça suas apostas…