Qual a diferença entre kWh e kW/h?

kWh

Uma grandeza física é tudo aquilo que pode ser quantificado. Para quantificar “alguma coisa” precisamos atribuir uma unidade de medida que sirva como base. Por exemplo, se quiser medir distância você pode usar metros (m); se a medição for massa, pode-se usar a grama (g); já se for quantificar temperatura, pode-se usar kelvin (K).

Observe que coloquei entre parênteses as siglas das unidades. Note ainda que em algumas utilizei letras minúsculas (metro e grama) e outras maiúsculas (kelvin), pois é assim que devem ser segundo o Sistema Internacional de medidas (SI).

Você deve estar se perguntando: “e o que isso tudo tem a ver com kWh ou kW/h?”. Bom vamos começar analisando primeiro o kWh. Esta é uma unidade que mede ENERGIA. É possível também medir essa grandeza pela unidade joule (J) que é o padrão do SI. Todavia, quando o assunto é a conta da energia elétrica, você deve notar que no talão vem marcado o valor de consumo em kWh.

quilograma_kg_kwh_ou_kwporh

Tá, mas e o que significa isso então? Primeiramente, entenda que o “k” (letra minúscula) desta unidade é apenas uma abreviação da notação de engenharia, chamada “quilo” (sim, é com “q”, pois estamos no Brasil) que simboliza o valor 1000 e não a unidade Kelvin (K maiúsculo). Da mesma maneira, quando você quer medir a distância entre uma cidade e outra, utiliza km (quilo metro = quilômetro = 1000 m) ou quando vai comprar muitas frutas na feira e pergunta qual o valor do kg (quilo grama = 1000 g).

Na sequência temos o W (maiúsculo, ok?) que significa watt (em homenagem ao engenheiro James Watt). Esta unidade mede Potência, que nada mais é que uma forma de medir o quanto de energia é consumida ou dissipada em um determinado instante de tempo.

Por fim, temos o h (minúsculo) que significa hora. Bom, não preciso nem dizer o que esta unidade mede, não é mesmo?

Certo, então de onde veio esse tal de kWh? Da formulinha clássica da potência. Lembra que eu falei que potência (que vamos chamar de P) é energia (que podemos chamar de ΔE) pelo tempo (que chamaremos de Δt)? Equacionando isso temos:

P = ΔE/Δt

Se queremos saber o valor da energia ΔE, passamos o Δt para o outro lado da equação invertendo sua operação (ou seja, multiplicando) e teremos

ΔE = P . Δt

Note que agora, ao lado direito desta expressão, temos a Potência sendo multiplicada pelo tempo (e NÃO dividindo). Se fizermos uma análise dimensional, veremos que

[ΔE] = [P] . [Δt] = Wh (Leia os colchetes como “a unidade de…”)

lampada_kwhOu seja, a unidade de Energia é igual à unidade de Potência multiplicada pela unidade de tempo (watt vezes hora). Se este valor for muito grande, podemos utilizar a notação de engenharia para representar valores maiores colocando o “k”, ficando kWh. Por exemplo, se você consumiu 2000 Wh de energia elétrica no mês, na sua conta aparecerá 2 kWh (2000 Wh = 2×1000 Wh = 2 kWh), sacou?

E o kW/h? Esta barra “/” indica a divisão, ou seja, a grandeza W é dividida pela unidade h. Neste caso, é a unidade de potência dividida pela unidade de tempo :

[P] / [Δt]

Isto não é medida de energia! Então, muita atenção quando for escrever um relatório técnico ou mesmo ler algum artigo ou manual por aí. Ah, e não esqueça de compartilhar esta informação com seus amigos para desmistificar de uma vez por todas estas unidades de medidas.


hellynsonAutor
Hellynson Cássio
Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas, Técnico em Informática pelo Instituto Federal de São Paulo e pós-graduando em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação. Já desenvolveu softwares científicos, sistemas web, aplicações integradas com Kinect e Arduino e sistemas de automação residencial. Tem experiência também em Ensino de Informática, Robótica e Matemática.